Você precisa conhecer o método bullet journal

Escrito por: Yasmin de Carvalho // 5 de novembro de 2016

- foto: Pinterest -

A organização das tarefas é fundamental para evitar a procrastinação e, para auxiliar quem quer organizar sua rotina diária, objetivando aproveitar melhor nossa semana e manter a calma nessa corrida contra o tempo, aqui vai um método de organização que encontrei e que tem dado certo para mim. 

Há alguns meses atrás, encontrei matérias sobre o bullet journal, que é um sistema de organização que envolve listas, criado pelo designer Ryder Carroll. Seu pensamento é que, apesar das pessoas estarem extremamente ligadas à tecnologia, documentar planos e atividades no papel é um modo eficiente de registro, o que encerra a bagunça dos inúmeros post its com itens dispersos e desorganizados.

Por ser um sistema simples e adaptável, o bullet journal permite que você o customize de acordo com suas preferências, onde não é preciso se limitar as regras estabelecidas por Carroll. No entanto, preferi descrever de maneira breve sobre cada parte do caderno para lhe deixar livre para usá-lo e modificá-lo das formas que mais se alinharem às suas necessidades.


- fotos: Pinterest -

01. Para começar, é preciso apenas de um caderno e uma caneta, sendo que todas as páginas do caderno precisam estar numeradas. Nas duas primeiras páginas está o índice/index, onde são registrados os números das páginas que começam e concluem os meses. Isso significa que se começar o bullet journal hoje, colocará no índice a página 01, que inicia o mês de novembro, e a página que o finaliza (que será escrita quando o mês acabar). Ou seja, não é preciso iniciar seu bullet journal em uma data específica, então, bora organizar nossa rotina agora mesmo!

02. Após o índice, encontram-se as listas que vamos fazer, que são chamadas de future log (para coisas com prazo longo), monthly log (para coisas mensais) e daily log (para coisas diárias). Na listagem, o modelo que o bullet journal ensina baseia-se em colocar a data e dia da semana. Eu costumo escrever da seguinte forma: "seg 09 // Fazer tarefa de literatura". Simples assim!

03. Se for do seu interesse, poderá criar no canto da página uma legenda para caracterizar a "prioridade" de cada item. Mas fica a critério de cada pessoa mudar esse sistema que, convenhamos, é muito flexível. Agora é o momento de ativar a criatividade e personalizar as páginas da maneira que quiser. Para isso, escolhi boas referências para lhe ajudar a definir de que maneira suas listas serão documentadas.


- fotos usadas para a criação da imagem: Pinterest e Paula Abrahão -

São muitas as ideias que encontramos, não é? Caso queira mais inspirações, aqui vai o link para acessar diretamente a busca sobre bullet journal no Pinterest. Documentar no papel nossos projetos e metas é uma maneira de "firmar" um contrato com nós mesmos, no qual nos sentimos mais compromissados com nossos afazeres - tanto que é ótima a sensação de fazer aquele  quando cumprimos alguma coisa.

Por fim, abaixo está um video do canal da Manuella Vieira, que aborda de maneira mais profunda as regras desse sistema de organização:


Gostou do que leu? Então nos acompanhe pelas redes sociais para poder ver nossas atualizações e ler os novos conteúdos do blog rapidinho. Dê um like na página do Facebook, siga o perfil @euyaas no Instagram e veja muitas inspirações através dos nossos painéis no Pinterest. Não esquece de deixar seu comentário! :D

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Eu amo BUJO, mas confesso que não sigo necessariamente essas regras de índice e nada disso, porque eu tenho preguiça de fazer essas coisas. Mas que pra mim é o melhor método de organização é, porque encontro a minha vida ali. HAHAHA junto e misturado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho meu bullet journal totalmente adaptado, acho que se a gente segue muitas regrinhas de organização acaba procrastinando, então o que eu sempre recomendo é personalizar o método pra ficar de acordo com o que nos sentimos melhor pra nos organizarmos! Também acho esse o melhor método de organização auhauahua

      Excluir

Opine sobre o post ou deixe algum recado pra gente. Sinta-se a vontade para sugerir ideias e críticas construtivas, nós sempre lemos a opinião de nossos leitores. :))

 
Design: Yasmin Carvalho. Programação: Yasmin Carvalho e Carol Mascarenhas
Além da Escrita 2012 - 2015. Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger