Por que comprar menos é ter mais

Escrito por: Yasmin de Carvalho // 2 de setembro de 2016

Vocês já devem ter ouvido falar sobre slow fashion e armário cápsula, certo? Caso não conheçam, esse vídeo do Tudo Orna e este post do Teoria Criativa explicam bem o conceito das duas coisas. Meu objetivo hoje não é focar neles, mas mirar na ideia que podemos consumir menos, ou seja, possuir menos peças de roupa no armário e ao mesmo tempo nos sentir totalmente satisfeitas com isso.

Qualquer pessoa já deve ter olhado pro armário e pensado que não tinha roupa para vestir. Mas a questão é que, quando vamos comprar algo, agimos com muita impulsividade e, consequentemente, compramos sem pensar se vamos realmente usar o produto ou se ele fica legal com as roupas que temos. A gente foca só no desejo e esquece do lado racional. Isso nos faz consumir ainda mais frequentemente, porque comprando peças que não combinam com as peças já existentes, estaremos sempre em uma busca infinita por mais e mais roupas. Assim, mantemos aquela impressão de que "não temos nada para vestir", porque nada dentro do armário combina com coisa alguma.

No entanto, minhas recomendações são:

01. Investir em roupas que vão combinar com as que já temos.
02. Analisar o custo-benefício (vale a pena comprar isso? de que material é feito?).
03. Pense se a peça terá durabilidade por conta do que foi mencionado no item 02.
04. Será que você já não tem uma roupa super parecida com essa?
05. A fim de auxiliar a combinação das roupas para que elas sejam versáteis, é essencial criar uma paleta de cores com tons que você goste muito. Assim, fica mais fácil saber se as tonalidades ornam entre si!


Por conta desse boom de rede sociais e blogs, há uma certa influência que faz com que os veículos de comunicação incentivem ainda mais as pessoas a gastarem aquilo que realmente não podem ou não precisam realmente gastar. O slow fashion pode mudar a situação do consumismo atual, mas o consumo consciente tem que partir, primeiramente, de nós mesmos. Assim, compramos menos e temos mais, pelo fato de que estaremos adquirindo produtos bons e duráveis.

Consumindo conscientemente, fazemos escolhas melhores e, com isso, usamos nosso dinheiro de uma maneira mais planejada. Nesse post falei mais sobre a parte de vestuário, mas esse pensamento consciente de comprar as coisas, se relaciona com os outros setores também (como mobília, por exemplo). Já dizia alguém, é possível conviver com menos. :)

Algumas matérias interessantes sobre esse assunto:

Compras X culpa // Minimallista

Gostou do post? Então acompanhe a gente nas redes sociais pra que assim possa ver nossas atualizações e ler o conteúdo do blog rapidinho. Dê um like na página do Facebook, siga o perfil @euyaas no Insta e veja muitas inspirações através dos nossos painéis no Pinterest. :D

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Adorei o post! Desde que conheci os conceitos de armário cápsula e slow fashion, adorei e quis implementar na minha vida. Já fiz uma limpa enorme no meu armário e ficaram pouquíssimas coisas, mas ainda preciso escolher peças melhores, que combinem entre si e principalmente comigo! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post, Wanila!

      Também gosto de fazer limpas no armário :))

      Excluir
  2. eu amo esse conceito e atualmente não tenho comprado nada de roupas, se eu quero muito uma peça, eu compro o tecido e costuro pra mim. economizo muito e ainda consigo desenvolver uma habilidade :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É ótima sua atitude, Fernanda! Sai bem mais barato fazer as roupas ou pagar para uma costureira fazer :))

      Excluir
  3. Oi Yasmin, tudo bem?

    Amo o conceito de Slow Fashion e armário cápsula! Além deles nos fazerem consumir somente o necessários, criamos um armário harmonioso, com tons parecidos, o que facilita MUITO a vida na hora de escolher o que vestir.

    Até já fiz post no meu blog sobre isso, se quiser ver o link é esse: http://demasiadaspalavras.blogspot.com.br/2016/05/slow-fashion-motivos-para-amar.html

    Beijo, Érica
    www.demasiadaspalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que legal que você também escreveu sobre isso, Erica! Obrigada por mandar o link, vou ler seu post <3

      Excluir

Opine sobre o post ou deixe algum recado pra gente. Sinta-se a vontade para sugerir ideias e críticas construtivas, nós sempre lemos a opinião de nossos leitores. :))

 
Design: Yasmin Carvalho. Programação: Yasmin Carvalho e Carol Mascarenhas
Além da Escrita 2012 - 2015. Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger