As fotografias de Andrea Mendes

Escrito por: Yasmin de Carvalho // 28 de agosto de 2015

Faz um tempo que não publico sobre fotografia, devo confessar. Como uma “reestreia” de posts sobre o assunto, decidi trazer uma novidade que vai tornar esse formato de post mais interativo: entrevistas. Porém, o objetivo continua sendo o mesmo, mostrar talentos e estilos fotográficos de pessoas que vocês talvez ainda não conheçam, mas que podem se transformar em belas inspirações na hora de fotografar.

Penso que não poderia começar essa onda de entrevistas com uma pessoa melhor do que a Andrea Mendes, dona do blog Toffee Drops e esse perfil lindo no Instagram. Andrea mora em Brasília, é formada em Relações Internacionais e atualmente publica a maioria das suas fotos no blog.

Aliás, elas são tão bonitas e cheias de um charme encantador, que foi difícil fazer uma pequena seleção a fim de ilustrar esse post - ah, todas as fotos que apareceram hoje foram feitas por ela. Portanto, sintam-se convidados a acessar todos os perfis dela pra que assim possam conhecer mais do seu talento.

andrea mendes 01
@andreadrops instagram

A maioria das fotos costuma ter uma paleta de cores bem delicada e feminina, que transmite todo um ar de leveza. Outro ponto que gosto muito nas fotografias dela são as edições, que ressaltam muito bem as cores sem deixar carregado demais! Sem mais delongas, vamos as 5 perguntas que elaborei pra que vocês conheçam um pouco mais sobre a Andrea e seu estilo pra fotografar. :D

1. Percebi que você tira muitas fotos no seu quarto, têm alguma dica pra nos dar em relação á fotografias feitas em ambientes fechados como esse, por exemplo?

Eu adoro fotografar no meu quarto e em outros ambientes da minha casa também (muitas fotos foram feitas no quarto da minha mãe e não no meu ^_^), mas nem sempre as fotos ficavam como eu queria. O primeiro passo é observar como a luz se comporta no ambiente, por exemplo, no meu quarto a partir das 15h a luz entra diretamente, proporcionando efeitos como dessa foto do instagram. O segundo passo é você ficar no local que recebe menos luz para o objeto ou a pessoa ser completamente iluminada. Depois é só brincar com a luz, composição, e por aí vai.

2. Andrea, você acredita que as pessoas estão valorizando mais esse registro de momentos que as câmeras nos proporcionam, ou a tecnologia têm transformado isso em algo sem muito significado?

Essa pergunta é difícil, hein!? Eu sempre defendo que você deve registrar tudo sempre e em alguns anos pode ter certeza que qualquer foto vai trazer uma lembrança boa do momento. O problema é só não ficar muito limitada a fazer só isso e esquecer de curtir o momento ;).

3. Poderia nos dizer quais fotógrafos você admira e por quê?

Com certeza!! Eu admiro vários fotógrafos, mas um dos primeiros que vem em mente é o Tim Walker. Ele cria um outro mundo nas fotos dele, parece uma mistura de Tim Burton com Wes Anderson <33. Outro que eu também super admiro é o Jose Villa. Sou apaixonada pelas fotos dele e por como ele consegue trabalhar com a luz e o interessante é que o trabalho dele é 100% analógico!!! Também tem minhas fotógrafas favoritas que conheci no Flickr: Cindy Loughridge, Anastasia Volkova, Alice Gao e Carin Olsson.

foto andrea 02
andrea mendes 02

4. Sua paixão por fotografia vem desde cedo ou foi algo que cresceu em determinado período?

Olha, desde cedo eu sempre corri pra pegar a câmera e sair fotografando tudo, hahaha. Mas ela cresceu mesmo quando eu fiz meu intercâmbio pra Londres em 2008/2009 e percebi a real importância de registrar os momentos. Quando voltei, juntei meu dinheiro sofrido de estagiária pra comprar minha primeira DSLR e uma 50mm e o resto está tudo no blog :).

5. Grande parte das suas fotos podem ser caracterizadas pelo estilo still life, como você mesma disse em um post. O que costuma te manter inspirada pra fazê-las?

Eu adoro fotografia still life, que são aquelas mais montadas, onde você tem controle de tudo, principalmente a composição. Quando vejo uma luz bonita, comidas bonitinhas, algo novo que eu comprei... e por aí vai. Também gosto muito de fotos "lifestyle", que são menos montadas e focam mais no significado e na emoção das fotos :).

Gostou do post? Então acompanhe a gente nas redes sociais pra que assim possa ver nossas atualizações e ler o conteúdo do blog rapidinho. Dê um like na página do Facebook, siga o perfil @euyaas no Insta e veja muitas inspirações através dos nossos painéis no Pinterest. :D

Comente com o Facebook:

46 comentários:

  1. Eu não conhecia ela, mas tô apaixonada pelas fotos ♥_♥
    São tão fofinhas e delicadas, amei <3
    www.queridaidade.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba, que bom que gostou das fotos dela, são lindas mesmo <3

      Excluir
  2. Fotografias lindaaas <3 Fiquei apaixonada!!
    Beijos

    http://apequenaka.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu não conhecia ela mas amei as fotos e a entrevista me fez querer conhecer um pouquinho mais do trabalho dela *-* um beijo linda

    pinkisnotrose.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia, mas já tô seguindo em tudo o que é rede social ! kkkkk Adoro esse tipo de foto, tons neutros e as vezes uma pegada mais colorida pra animar. beijoos

    ResponderExcluir
  5. Yaaaaaaaaaaaaas! Adorei essa matéria, realmente. Realmente. EU conheci o blog dela, através do seu sabia ? E passei a seguir ela. As fotos são incríveeeis!

    ResponderExcluir
  6. Own que coisa mais linda!
    Adorei adorei e já irei segui-la no instagram. Estou in love pelas fotos e achei a ideia de utilizar a luz ao nosso favor, observando-a... nunca parei para observar a luz e seus horários aqui em casa e creio que isso poderia oferecer muito mais qualidade para minhas fotos.

    Adorei!

    Abraços de luz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou de conhecer o estilo fotográfico dela! :)

      Excluir
  7. A Andrea é mesmo maravilhosa. Ela tem um olhar especial e consegue capturar lindamente os objetos. Sou fã desse jeito que ela tem de ver (e registrar) a vida. ♥

    ResponderExcluir
  8. Quantas fotos lindas *-*
    Achei seu blog pelos layouts free e amei :3
    Já estou seguindo ♥
    beijos
    Ganurb

    ResponderExcluir
  9. eterno caso de amor pelas fotografias da andrea ♥ sem falar que ela é super querida :)

    ResponderExcluir
  10. Nossa, que ideia legal, Yas!
    As fotografias da Andreia são lindas, vou correndo ver mais, hahah ♥

    E seu perfil no Pinterest tá muito amô!
    Beijos
    Atena.X.Afrodite

    ResponderExcluir
  11. Yas, eu conhecia a Andrea faz um tempinho, e tipo, eu amo todo o trabalho dela, as fotografias sã lindas e o blog é uma fofura que só. Adorei tua entrevista com ela, deu pra conhecer um pouco sobre e também pegar ótimas dicas, e esse formato minimalista e feminino em suas fotos é de chamar total atenção! <3
    Carpe diem, http://www.entreutopias.com/

    ResponderExcluir
  12. Que coisa mais linda! Amei as fotos e já estou seguindo o perfil no instagram. Adoro fotografia, e sempre fico vendo inspirações nos outros igs :)

    Seu blog é muito lindo, flor! Beijos.
    www.naestradadafantasia.com

    ResponderExcluir
  13. Gente eu amo o blog Toffee Drops <3 As fotos delas são incríveis! E ainda mais essa entrevista! Parabéns!

    http://heaserty.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Eu sou bem suspeita pra comentar sobre a Andrea. Além dela ser uma ótima fotógrafa ela é um poço de gentileza e fofura, sempre interagindo e muito legal. Adoro essa garota.

    :: Blog Danielices | Fan Page ::

    ResponderExcluir
  15. as fotos dela são um amor ameei dar pra ver que ela faz com muito amor por isso as fotos ficam tão maravilhosas assim. ❤ um beijão lindona.
    http://www.minaimperfeita.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi,

    in love com o seu blog!

    Beijos,

    Isa | http://isabellalessa.com/

    ResponderExcluir
  17. Trabalho inspirador demais, os detalhes que ela capta são encantadores. Fiquei até com vontade de fotografar - mas claro que não sairam tão lindas assim rs.

    Beijos e sorrisos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahuahahu ela tem um ótimo olhar fotográfico mesmo :))

      Excluir
  18. Yasmin, adorei muito a entrevista! O novo formato ficou ótimo <3

    ResponderExcluir
  19. Nossa, não conhecia ela, quantas fotos maravilhosas!
    Eu amo esses feeds com fotos bem fofas, igual o dela <3

    Beijos,
    rodoviadezenove.com.br

    ResponderExcluir
  20. Eu já conhecia ela, suas fotos e o blog, adoro muito e acho lindooo, esse talento para fotos é admirável!

    simplesmenteassimj.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Eu conheci a Andrea no flickr, as fotos dela são incríveis!

    ResponderExcluir
  22. Yasmin, caramba! Já tinha algum tempo que eu não passava por aqui e seu blog tá lindão! Cê continua escrevendo ótimamente bem como sempre.

    Sigo a Andreia já tem alguns aninhos também e sempre fui ~paxonada~ nas fotografias dela. Ela manda bem demais!

    Bejim :*

    ResponderExcluir
  23. Eu curti bastante a entrevista, e as fotos dela são um doce, assim como o blog que eu sempre li..
    Aliás, falando em blog, eu amei a delicadeza do seu layout <3

    ResponderExcluir

Opine sobre o post ou deixe algum recado pra gente. Sinta-se a vontade para sugerir ideias e críticas construtivas, nós sempre lemos a opinião de nossos leitores. :))

 
Design: Yasmin Carvalho. Programação: Yasmin Carvalho e Carol Mascarenhas
Além da Escrita 2012 - 2015. Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger