Desintoxicando as redes sociais

Escrito por: Yasmin de Carvalho // 8 de maio de 2015


Eu não sei porque ainda não tinha falado sobre isso, já que fazer uma faxina nas redes sociais é algo que eu sempre tô fazendo e recomendando pras migas também. Então por que não conversar sobre esse tema por aqui também né? Para entender melhor do que eu tô falando, vem cá que tenho algumas coisinhas pra contar hoje. :D

Provavelmente já passou pela sua timeline (acrescente aqui o nome de qualquer rede social) e quis desligar a internet quando viu fotos com cartazes/frases super ridículas, ou depois que leu absurdos de pessoas que você acredita que provavelmente não tem noção do que escrevem por aí. E quando isso acontece, pode confessar, a gente fica tipo assim:


VAI DIZER QUE NÃO?

Comecei a mudar isso tirando um tempo de uma tarde qualquer, pra fazer uma verdadeira limpa nos perfis que mantenho. Parei de seguir aquelas pessoas que nem sabia a razão por estar seguindo. Por que vou querer assinar o feed de alguém que nem gosto das fotos (no caso do Instagram) ou publicações? E o pior: pra quê querer manter coisas que odeio toda hora aparecendo? O resultado de ter feito "pequenas" ~limpas como essa é que hoje quando abro meu insta - por exemplo - vejo que lá só tem foto de quem eu gosto. Só sigo as pessoas que quero ver mesmo, sem essa de ficar tendo apenas por enfeite não. Onde já se viu!

Tão chato a gente fazer login e esperar coisas legais pra ler e só achar o que não lhe interessa. Agora os seus problemas acabaram - pelo menos os meus. Sabe quando você acessa tal rede social e acha um monte de coisa legal pra ler? É nessa hora que vejo que fiz a coisa certa.

No Facebook fiz praticamente o mesmo que comentei antes, dei deslike em todas as páginas que não acrescentavam absolutamente nada na minha vida. E fazendo isso, dei espaço pras páginas que nem lembrava mais que curtia e que hoje aparecem bem mais do que antes.

Acabamos acumulando muita coisa capaz de ~intoxicar nossa vida de um jeito que nem imaginamos. Fazer essa faxina acaba poupando bastante stress e dor de cabeça, com total certeza. Posso confirmar que estou sem nenhum arrependimento de ter feito isso. E recomendo que você vá logo fazer o mesmo o quanto antes.


FÁCIL, GRÁTIS E NÃO DÓI

No Pinterest só existem painéis que quero ver, lá no Snapchat estão somente aqueles e aquelas que quero acompanhar, vendo seus vídeos ou clicks aleatórios por aí. E tem sido assim desde que parei pra pensar sobre o que me servia tudo aquilo que eu ficava visualizando e reclamando que estava no feed (obviamente, eu mais rolava o mouse do que lia as publicações). Uma reflexão dessas bastou pra que eu compreendesse o quanto as coisas que persistimos em ter perto, possuem certo poder de influência sobre nossas ações - e decisões.

A minha ideia não é você excluir suas redes, apagar todo mundo e tchau internet forever. É ter realmente quem quer acompanhar, quem quer ter notificações, gente que quer conversar, pessoas pelas quais você gosta de ver fotografias e saber o que estão fazendo. Um dos meus lemas de vida é ter ao meu redor somente o que me acrescenta, e quanto mais eu fizer isso, melhor as coisas ficarão. Já fez uma verdadeira faxina nas redes sociais alguma vez? Me fala dos resultados, tá. :)

Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Eu costumo fazer isso com frequência, principalmente no instagram. Tô pensando em fazer no snap também porque estou incomodada com a quantidade desnecessária de pessoas que tenho por lá, vou deixar só as mais próximas mesmo :) Ah, eu estou apaixonada por seu blog, você poderia me dizer qual câmera você usa?

    Beijos... urocky.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu criei snap a apenas alguns dias então não precisei fazer isso porque tava começando a conta do zero, sabe? Então adicionei só os que eu queria mesmo.

      Muito obrigada pelo elogio Yáskara! Eu costumo fazer as fotos do blog pelo meu celular, um Motorola Razr D1. Porém, ultimamente tenho feito a maioria das fotos com uma câmera compacta do modelo Sony Cybershot. :))

      Excluir
  2. Nunca tinha tentado descurtir as páginas no facebook, hehe, mas fiz ontem quando li seu post, e descobri várias coisas estranhas hahaha, e faz uma diferença mesmo! Existem coisas tóxicas nas redes sociais, e às vezes a gente lê uma coisa ou outra que acaba com o nosso dia...
    Vou tentar fazer isso com mais frequência a partir de agora!

    beijos

    https://lemonteaplease.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obaa! Que bom que tu já fez uma limpa no teu fb, essas limpezas são ótimas pra prestar mais atenção no conteúdo que realmente nos interessa ao abrir a rede social.

      Excluir
  3. Sempre faço isso nas minhas redes sociais, em especial o facebook. Às vezes sempre me pego pensando "Por que sigo você? Ou por que estou olhando essa página?" Diante disso tudo começo a limpar e começo achar coisas que hoje em dia faz mais sentido para a Débora atual. Na verdade, as redes sociais mostram a nossa evolução ao longo dos anos, como nossos pensamentos mudaram, qualidade de imagens, amizades e outros ns detalhes.

    Clichê de Escritora

    ResponderExcluir
  4. Faço isso varias vezes, principalmente quando estou de férias. A rede social que tomo mais cuidado com quem eu sigo é o Instagram, é minha rede social favorita e a última que criei, e tenho medo dela acabar se tornando o que meu facebook se tornou: um monte de lixo.

    Meu facebook tinha mais de mil páginas que eu nem sabia porque tinha curtido, e um monte de amigos que eu nem sei quem são. Descurti quase 100% das páginas, mas não consegui desfazer a amizade com todo mundo, e por isso meu facebook não tem nada de interessante. Quando estiver com tempo só vou deixar gente que conheço e que gosto, assim talvez eu consiga usar essa rede social. O pior do facebook é que as vezes uma página muda de assunto (ou até de nome, apesar das regras rigorosas) e você fica se perguntando de onde saiu aquilo.

    O meu feed do blogger também ficou assim uma vez, segui um monte de blogs por causa de sorteios e depois só recebi atualização que não tinha interesse. Dei unfollow em todos, e depois não participei mais de sorteios onde você é obrigado a seguir. Se eu gosto, eu sigo, e é assim que deveria ser pra todo mundo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso das páginas mudarem o nicho e nome também já aconteceu comigo. Mas acima de tudo, a gente só deve deixar mesmo aquilo que interessa. O resto só serve pra ~intoxicar nossa vida!

      Excluir
  5. eita lindeza de post. tou precisando muito fazer isso. e olha que boa parte da galerinha que acompanho é só amor. problema que sempre tem um ou outro que sei lá porque foi parar lá e é um poço de desilusão na humanidade. PRECISAMO DE AMOR. HAHA :)

    ResponderExcluir

Opine sobre o post ou deixe algum recado pra gente. Sinta-se a vontade para sugerir ideias e críticas construtivas, nós sempre lemos a opinião de nossos leitores. :))

 
Design: Yasmin Carvalho. Programação: Yasmin Carvalho e Carol Mascarenhas
Além da Escrita 2012 - 2015. Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger