O dia em que entendi a liberdade

Escrito por: Yasmin de Carvalho // 7 de abril de 2015

Liberdade Crônica, livro de Martha Medeiros publicado pela editora L&PM, apresenta 101 crônicas que fazem parte de um box de 3 volumes que celebra os 20 anos como cronista. Eu comprei primeiro um e depois os outros 2. Já falei um pouco deles no book haul de fevereiro, então já devem lembrar o quanto gostei das capas deles, certo? Desde que comecei a ler, sempre gostei de crônicas porque elas trazem muito do cotidiano e a opinião das pessoas em relação ao que acontece á nossa volta e, como é de se imaginar, as da Martha Medeiros foram as que eu curti de primeira! 

Posso soar meio suspeita pra descrever a escrita dela mas a verdade é que ela manda muito bem no que faz. Nela nós soltamos boas risadas, encaramos o mundo de uma perspectiva mais intelectual e mesclando-se a isso, um bom texto conversativo onde parece que você está sentada frente a frente com a escritora. E muitas vezes, é como se levasse um tapa ao descobrir o quanto esteve errada sobre alguns pontos (é um livro que traz bastante informação, aliás).

As suas obras literárias também são ótimas pra se ter exposto na mesa de centro, do tipo que você lê de vez em quando, sabe? Semelhante ao perfil do @sigaosbaloes que comentei na semana passada, Liberdade Crônica também é um bom exemplo em que pode nos descrever em várias situações habituais que nem nosso amigo mais próximo entenderia.

Como esperado, o livro foca na liberdade. Ele é dividido por espécies de ~etapas que acabam categorizando os assuntos tratados em cada crônica. Pude encontrar crônicas sobre a mulher contemporânea, como os tabus estão presentes na sociedade, filmes, entre outros temas.

Nos tempos atuais, as pessoas costumam confundir muito a liberdade com outros significados. O livro é super bom pra se ter mais conhecimento daquilo que muitas vezes não enxergamos facilmente. Se você já era fã dos livros de Martha Medeiros, não vai se arrepender lendo este aqui. Caso tenha interesse em comprar, tá custando por volta de 23 reais na Saraiva mas também dá pra levar o box inteirinho por 57,10.

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Eu adoro crônicas Yas. Eu gosto muito dela. Mas por incrível que pareça eu nunca li um livro inteiro dela só de crônicas. Outra autora que eu amo que escreve crônicas é a Clarice. Eu já li vários livros de cronicas dela e amei. Fiquei mega apaixonada. Depois que você escreveu essa resenha fiquei doida maluca pra ler o livro. Eu adoro essas cronicas. Sério. Eu acho que você tem um gosto muito parecido com o meu Yas. HAHAHA só faltava ser do Rio ♥

    ResponderExcluir

Opine sobre o post ou deixe algum recado pra gente. Sinta-se a vontade para sugerir ideias e críticas construtivas, nós sempre lemos a opinião de nossos leitores. :))

 
Design: Yasmin Carvalho. Programação: Yasmin Carvalho e Carol Mascarenhas
Além da Escrita 2012 - 2015. Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger