Vantagens de programar posts

Escrito por: Yasmin de Carvalho // 13 de fevereiro de 2015
Na categoria blogosfera publico conteúdos para pessoas que querem melhorar o desempenho do blog e também para os(as) iniciantes que querem começar o blog com o pé direito! Lembrando que acima de todas as dicas, você deve blogar por gostar disso e nunca fazer desse ato uma obrigação. A partir de agora você vai saber o que tem de tão benéfico em programar suas postagens. Lembrando que, pra fazer isso, o ideal é ter uma espécie de "cronograma" de postagens para que possamos ter ideia da frequência com que você publica os posts. Feito isso, já podemos conhecer as vantagens de programá-los.


Programando todas as suas postagens para uma frequência específica, seu público não vai ficar carregado de posts e vai ter uma noção melhor das datas em que terá post novo. Só que antes de decidir a frequência, recomendo estabelecer uma quantidade x de posts que quer publicar por semana. Vai falhar os domingos? Quer fazer dia sim e não? Isso só você mesmo pode - e deve - decidir de acordo com as suas estatísticas e público-alvo.

Decidiu? Então agora podemos partir pras vantagens da programação.


• Programe os posts prontos de acordo com o que você decidiu no que foi questionado acima. Programando você não vai mais poder se preocupar caso tiver um bloqueio criativo ou for viajar, como tem sido meu caso nesse exato momento em que estou escrevendo. Vai ter tempo suficiente pra pensar no que publicar depois, não vai ficar se cobrando nem perder a empolgação pra blogar! Quando você programa os posts, é válido (sempre) dar uma lida no conteúdo antes do post ir finalmente ao ar. Com esse tempo vago, acaba lembrando de coisas que esqueceu de escrever no post ou algo que teria de remover. Já aconteceu comigo de ler posts programados e querer fazer diversas mudanças. Mudar nos 45min do segundo tempo não é errado e de maneira alguma te prejudica.

Quando for viajar, já tem a solução: programar posts. Arrume uns 2 ou 3 dias (depende do tempo que tem, sua criatividade...) pra escrever posts que serão publicados nos dias em que vai estar descansando de férias, por exemplo. Depois, já sabem, só programar e ser feliz. Tem coisa melhor que isso? Acho que não.


Algumas pessoas tem problemas com a programação de posts do blogger, já aconteceu pra mim de visitar o blog e o post que eu havia escrito não estar lá! Desespero descreve. Mas calma aí, primeiro, vá até seu painel >> configurações >> idioma e formatação e veja lá na parte do fuso horário se ele está certinho de acordo com nosso horário brasileiro. O que eu tenho é (GMT-03:00) São Paulo. Coloque essa opção lá e depois me diga se aconteceu algo de errado novamente. Apesar desse detalhe, há outra coisinha que nos passa despercebida: o próprio horário. Mais de uma vez, confundi o horário e em vez de colocar uma hora da tarde, coloquei uma hora da noite (23:00). É um errinho de quem tá distraída, no entanto, tem que ficar atento e cuidar bem disso.

Depois desse post acho difícil não começar a programar! Quem iniciar, me conta. :)

Comente com o Facebook:

30 comentários:

  1. Yas, eu sempre programo os posts no blog, é uma super vantagem pra quando a gente viaja como tu mesma disse a até mesmo para aqueles dias que a gente está um pouco sem inspiração né.

    Beijos
    www.keithpappen.com

    ResponderExcluir
  2. Eu particularmente sou do contra, não gosto de programar posts, mas isso é de cada um. Eu prefiro escrever de acordo com o momento, me sinto melhor assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como tu disse, vai de cada um. Gosto de programar porque poupa o tempo e não preciso ficar me preocupando em atualizar o blog, mas se for algum post sazonal eu programo pro dia daquela data comemorativa. :)

      Excluir
  3. Eu costumo programar posts principalmente agora que to com tempo minusculo porque comecei o ensino medio esse ano ai fode mt. Beijão
    http://dese-roina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Programar ajuda bastante, né? Tenho certeza que vou utilizar bastante desse recurso quando minhas aulas voltarem. :)

      Excluir
  4. Eu só programo minhas postagens, desde que me entendo como blogueira.
    é mais prático, mais rápidos e otimiza nosso tempo.

    Beijos :)
    www.deixeapenasfluir.com.br

    ResponderExcluir
  5. Acho que vou programar também. Comecei o A Canção do Silêncio há pouquíssimo e logo estarei voltando às aulas, por isso vou deixar umas coisinhas prontas pra que nada atrapalhe a escola e o desenvolvimento do blog. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo! :D

      Que bom que vai começar a programar <3

      Excluir
  6. Eu não gosto muito de programar, principalmente pelo fato que cada vez mais estou deixando o meu blog sem rascunhos e fazendo os posts no dia em que decido postar, mas ai é por conta da minha procrastinação né? HAHAHA.

    PS : miga você ta arrasando nas fotos, mim ensina.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. AHUHAUAUHAAUHA to aprendendo contigo miga <3

      Eu tbm costumava deixar pra depois, até que resolvi criar um cronograma e (finalmente) usar o blog planner!

      Excluir
  7. Seria muito incrível se toda vez que programo um post ele não vai ao ar. RISOS. Mas esse post ta amor, só me dá mais ódio da zoeira do meu blog com a minha cara. </3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahahah já conferiu se é o horário que tá errado ou o fuso?

      Excluir
  8. Eu costumava a programar os post , mas já aconteceu de várias vezes eu chegar lá e o post não ter ido ao ar e eu ficar muito chateada kk Pra evitar eu já deixo salvo no pc , ou crio o post na hora e já posto pra não ter surpresas kkk - Essa semana pretendo otimizar as minha programações de post ! Ótimo Post Yas ♥

    Um mega beijo

    www.missdivablog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Any! <3

      (já aconteceu comigo também de programar e o post não ir ao ar, deve ser bug do Blogger) :/

      Excluir
  9. Seu blog tá um amor, amei o novo layout e você é uma gracinha YAS!
    Amo programar post todos de uma vez, porque nem sempre lembro ou tenho ideias boas pra postar! BJS, DINHA, do sanduich de unicornio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por essas palavras lindas Brenda! Isso me motiva a continuar criando conteúdo aqui no Além da Escrita. Obrigada, seu comentário foi demais. ♥

      Excluir
  10. Eu sempre programo posts, mas pra ele postar no começo do dia, e ver quantos views eu recebi, acho que esse é um dos quesitos que mais uso. Adorei o post miga, ajuda qualquer um! <3
    Blog do Ton

    ResponderExcluir
  11. sempre programo meus posts, muito mais prático e não entope os leitores com posts novos, sempre tem algo de novo!

    http://www.prefirobsides.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Programar posts no blog é vida. Eu já fiquei um tempo afastada do blog porque não tinha ideias do que postar e se eu tivesse programado alguma coisa não ficaria esse tempo todo com o blog abandonado.

    Eu gosto de sempre escrever o que eu quero postar na semana e assim eu fico mais livre para fazer outras atividades offline. Então mesmo que eu esteja sem ideias para postar naquele dia eu posso dar uma olhada nos rascunhos e escolher alguma coisa que combine com aquele dia. Mas eu gosto memso de já deixar tudo certinho sobre o que postar e os dia que esses posts vão no ar. Além disso, o tempo que eu ~perderia escrevendo~eu uso para divulgar o que foi postado durante a semana. hehe :)

    Super dica!

    Beijos!
    http://www.prateleiracolorida.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Beatriz!

      Uma das melhores vantagens de programar posts é você ter posts programados quando tá com bloqueio criativo, né?

      Excluir
  13. Eu sempre quis programar posts, mas uma vez eu tentei e bem, digamos que o blogger não publicou o post, haha. Mas agora eu sei o porque, provavelmente a data e a hora deviam estar erradas.
    Agora que eu sei disso, vou programar os posts do blog, assim eu consigo estabelecer um padrão pro meu blog, porque ele é muito bagunçado gente, que isso. Obrigada pela dica Yasmin, ajudou um bocado <3
    Um super beijo Cores de Dezembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já levei cada susto quando vi que o post não foi publicado ahahaha

      Muito obrigada Carol! Fico contente que o post tenha sido útil pra você. (;

      Excluir
  14. Gente, tá aí um desafio na minha vida blogueirística.
    Ultimamente tenho conseguido agendar poucos posts no blog e fico morrendo de culpa por causa disso.
    Gostei das suas dicas. Vou me esforçar!

    PS: seu blog é ótimo! Tô aqui lendo todos os posts. ❤❤
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muiiiitcho obrigada Thamires! Fico super feliz que as dicas foram úteis pra ti. Programar é só amor. ♥

      Excluir
  15. Ahh é por isso que postei as 00:17 de domingo e saiu com horário de 20:00 no sábado kkkk vivendo e aprendendo né. adorei as dicas bjs

    ResponderExcluir

Opine sobre o post ou deixe algum recado pra gente. Sinta-se a vontade para sugerir ideias e críticas construtivas, nós sempre lemos a opinião de nossos leitores. :))

 
Design: Yasmin Carvalho. Programação: Yasmin Carvalho e Carol Mascarenhas
Além da Escrita 2012 - 2015. Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger