4 coisas pra fazer a lista de metas dar certo

Escrito por: Yasmin de Carvalho // 26 de janeiro de 2015
Nessa época do todos eeeenchem os caderninhos com listas enormes com coisas que sabemos que nunca serão feitas. Eu mesma sempre fui muito procrastinadora e estou fazendo de tudo pra abandonar esse hábito e organizar melhor tudo aquilo que tenho pra fazer. Existem algumas ~regrinhas que podem ser usadas pra se nortear e, principalmente, colocar em prática as resoluções que foram escritas no fim de ano. Coloquei todas que eu caracterizo como principais, depois me digam todas que vocês consideram. Será ótimo partilharmos nossos truques! hehe


1. Às vezes não é bom sonhar tão alto assim

Antes de criar suas resoluções pro ano novo que já se iniciou, pense em colocar apenas coisas que estão ao seu alcance (nada de botar planos impossíveis - no momento). Pra tornar sua lista de metas mais pé no chão, comece colocando só aquilo que sabe que pode - e consegue - fazer mas não faz por motivos de... preguiça. Bote a maldita preguiça num potinho e joga bem longe, combinado? Após riscar pelo menos um item, vai perceber o quanto essas coisas pequenas foram um desafio pra torná-las reais. Agora sim podemos colocar um desejo maior, mas sem voar muito alto. O ideal é ir aumentando o "nível" de dificuldade dos itens, no final não vai ser mais vergonhoso responder a pergunta "quantas metas da sua lista do ano passado conseguiu cumprir?".


2. Não conte seus planos. Por favor.

Já falei pra vocês nesse texto o quanto você é prejudicado contando seus planos, então se quer mesmo saber o quão ruim isso é pro seu crescimento intelectual, sinta-se obrigado a ler o post. Ser um livro aberto é super prejudicial, evite que isso aconteça o máximo que puder.


3. Uma coisa de cada vez, meu bem!

Fez a sua listinha e quer fazer todas as ~trocentas coisas ao mesmo tempo? Nananinanão. Se tem uma coisa que você tem que levar pra vida toda é organização. Escolha o que vai fazer primeiro, de preferência, sempre priorizando as coisas mais relevantes. Depois, faça uma "sub lista" a partir dessa e nela anote tudo que precisa pra concretizar a meta que escolheu. Tudo feito? Já riscou um item!


4. Nem pense em procrastinar!

Como vai realizar seus sonhos deixando tudo pra depois? Porque as coisas precisam ser adiadas? O que é mais importante do que isso no momento? O quão relevante é seu sonho pra que ele seja deixado pra depois? É nesse ponto que quero chegar: comece a medir a importância das suas coisas. Desse modo vai percebendo o que tem que fazer agora e aquilo que dá pra adiar. A partir de agora, seja mais comprometido(a) e divida seu tempo! Se você sofre dessa procrastinação, precisa ler esse post já.

O que vocês acham que faz a lista de metas de ano novo dar certo? No que você precisa melhorar que está te impedindo de concretizar seus planos? 

Comente com o Facebook:

18 comentários:

  1. Ai, minha meta pra esse ano é largar o verbo procrastinar.
    Esse negócio de "preciso fazer tal coisa, mas tudo bem fazer depois" é o pior dos negócios, adorei as dicas.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Kah!

      A gente precisa parar de procrastinar o quanto antes, porque isso pode nos atrapalhar em várias questões.

      Excluir
  2. Nossa, isso pareceu um texto desmotivador isso sim.
    Espero não estar sendo grossa, mais pareceu.
    Sexo, Fraldas e Rock'n Roll

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Falei a realidade, não quis desmotivar as pessoas quanto os seus sonhos e metas. Usei exemplos do que muita gente faz que acaba as prejudicando quando vão fazer suas listas. Tem gente que tem suas metas mas não faz nada pra concretizá-las, entende meu ponto de vista? O que eu quis dizer nesse post são dicas pras pessoas botarem em prática a lista de metas e aquilo que não devem fazer, isso parece desmotivador?

      Excluir
  3. Adorei as dicas, concordo com todas elas, de verdade.
    As vezes culpamos o mundo de não realizar nossos sonhos, sendo que nós mesmos o sabotamos, de alguma forma ou de outra!

    Parabéns pelo texto, sério *-*
    Beijão Linda :*
    www.deixeapenasfluir.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Karol, nós queremos tanto realizar nossos sonhos mas tem vezes que nem lutamos por eles.

      Muito obrigada pelos elogios Karol <33

      Excluir
  4. Eu amei as dicas e acho que você está certíssima. Sempre organizar a listinha de acordo com os sonhos/desejos mais necessários e "facilmente" alcançáveis, de que adianta começar com uma coisa que precisa de uma dedicação que vai além do que possa dar? Também se não realizar o primeiro vai se desmotivar a tentar os outros que poderiam ter sido até mais fáceis e vindo em primeiro lugar. Com certeza farei uso desse post como uma referência pra minha lista de metas, eu gostei muito. Mas é o que eu acho! ♥

    http://luadeoutubro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelo seu comentário Luanna! <3

      Excluir
  5. In love com esse post cheio de gifs legais! Mabel ♥
    Eu estou tentando não sonha tão alto, acho que estou conseguindo deixar o pé no chão! Esse ano estou muito motivada e animada, quero fazer várias coisas e estou extremamente ansiosa (estou trabalhando a minha ansiedade também)

    O seu post foi muito útil para mim, Yasmin! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahaha gifs são maravilhosos ♥

      Muito obrigada pelos elogios Amélia, também tô tentando trabalhar a ansiedade.

      Excluir
  6. Eu sou uma que adoro fazer metas hahaha, mas sempre procuro em não pensar tãaaao alto assim até mesmo porque são só metas e não quer dizer que vão se realizar. O importante é sonhar e viver com o pé no chão.
    Bjs, owl cherry

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahaha eu também gosto, sempre vou colocando metas que eu sei que consigo e aí aumento o nível de dificuldade! isso me ajuda bastante :)

      Excluir
  7. Nossa eu to sempre fazendo metas, as minhas do ano passado foram absurdamente "altas" coloquei ir para disney e ir no beto carrerro e só fui no beto haha, nossa to amando seu blog sério mesmo *0* Me apaixonei ~ Beijos
    http://s-amor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelos elogios Vitória! Fico super feliz que tenha gostado do Além da Escrita. ♥

      Excluir
  8. Concordo com todos os itens! O primeiro eu fazia muito, lembro que na primeira vez que tentei aquele desafio das 101 coisas em 1001 dias eu coloquei coisas tão impossíveis que acho que não cheguei a cumprir nem 10 metas. Dessa vez refiz o desafio, coloquei somente coisas "pé no chão" e que não são super mega importantes, afinal estou postando isso para o mundo todo ver em um blog, e de jeito nenhum que vou colocar como meta algo do tipo "ter um filho". Até porque se eu tivesse como meta ter um filho, a unica pessoa a saber disso seria o candidato a pai da criança haha' Essa coisa de contar planos como mudar de casa ou viajar pros outros nunca dá certo, pelo menos comigo, as pessoas sempre tentam me desanimar de tudo que planejo. Só conto quando não tem como voltar atrás;

    Item 3 e 4 eu preciso colocar em prática urgente! Sou dessas que quer fazer tudo ao mesmo tempo e acaba procrastinando porque não sabe o que fazer ou não dá conta.

    Uma coisa legal que uso para fazer metas em listas são coisas do tipo, ver as que podem ser realizadas no momento, e ver as que vão precisar de algum recurso para serem realizadas. As que não precisam de nada são as que podem ser realizadas primeiro, as que precisam ficam para quando eu conseguir o recurso que elas necessitam

    Quase Literalmente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada por esse comentário lindo Marina <3

      Como disse na postagem, o ideal pra você não ir sonhando tão alto é aumentando o nível de dificuldade das suas metas. Assim você vai realizando tudo o que está nas suas prioridades sempre com o pé no chão! :D

      Excluir
  9. Ai Yasmin vc acertou em cheio na parte "nao conte seu planos" dificil pras linguarudas igual a mim, mas olha to aprendendo a manter meus planos bem guardadinhos dentro da minha cabeça viu...ô povo que gosta de zicar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahaha contar os planos é muito prejudicial, diariamente vejo muitas pessoas contando coisas que elas mesmas planejaram e no final não dão certo!

      Excluir

Opine sobre o post ou deixe algum recado pra gente. Sinta-se a vontade para sugerir ideias e críticas construtivas, nós sempre lemos a opinião de nossos leitores. :))

 
Design: Yasmin Carvalho. Programação: Yasmin Carvalho e Carol Mascarenhas
Além da Escrita 2012 - 2015. Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger