Como deixar seu site/blog mais organizado #2

Escrito por: Yasmin de Carvalho // 27 de julho de 2014

Foto: Reprodução

Cumpri minha promessa: voltei com mais um post sobre blogosfera, esse é a continuação da série de postagens que pretendo fazer, chamada de: como deixar seu site/blog mais organizado. Na semana passada, escrevi 5 dicas para tornar o blog mais atrativo. Hoje, as recomendações estão mais relacionadas com a forma de formular um post. Um pouco mais compridas, mas sem deixar de serem importantes, seguem 6 dicas:

Ilustre seu post com imagens SEMPRE

Vou dar um exemplo: repare o primeiro post da tag links legais da semana que eu fiz aqui. Não teve nenhum comentário. Agora observe os próximos (mais recentes), veja que coloquei imagens. Tiveram muito mais acessos e comentários. Isso atrai muito os leitores e ainda os deixam com curiosidade de ler e conhecer o que está sendo falado por causa das imagens que botei. 

Cuide o tamanho delas

Nem sempre fica legal colocar fotos gigantescas. Eu, dependendo do post, corto elas num tamanho menor (como fiz aqui). Isso ajuda a tornar a rolagem da página (e consequentemente) a postagem mais curta, assim não fica tão cansativo e quem está lendo vai olhar pra rolagem e perceber que o post não é tão demorado = não vai gastar tanto tempo. Legítimo truque que aprendi sozinha blogando, haha. 

Tenha cuidado na escolha do título

Procure optar por palavras que serão mais fáceis de ser encontradas quando alguém procurar no google. É algum Do It Yourself/tutorial? Busque escrever no início "como fazer" e aí complementar com o que estiver proposto a ensinar. Dessa forma, o título fica muito mais objetivo e desperta mais interesse por parte de quem acessar. 


Foto: Andre Glevendusky

Números no título

Ainda no tema "título da postagem", está um ponto importante a ressaltar: os números. Assim como ilustrar o post com imagens, colocar números no título também despertará curiosidade e irá instigar o leitor a buscar ler sobre aquilo. Isso porque ele saberá o que o(a) blogueiro(a) quer propor ou mostrar a partir dos números citados no título, entendeu?

Conheça a importância das fotos de autoria própria

É muito mais legal e interessante um blog que tenha imagens do autor(a) dele. Nem precisa de câmera profissional, uma compacta já dá conta do recado. E se não tiver, vai com o celular mesmo. É como eu faço e prefiro, porque eu quase não levo minha câmera junto pros lugares que vou, diferente do celular que está comigo o tempo todo. A câmera do meu tem 5 megapixels, uma qualidade considerável da qual eu não tenho o que reclamar. Ainda quero fazer post sobre como deixar a foto mais nítida, o que me dizem? Se nenhuma dessas opções for seu caso, busque colocar imagens de boa qualidade (geralmente você encontra no Flickr).

Formatação do texto

Sem muito neon, negrito só nas partes importantes. Pra anotar: não deixe o texto inteiro em itálico, desse jeito ninguém vai querer lê-lo por se tornar uma leitura mais chata e de forçar a vista. Lembre-se que o itálico e o negrito servem para realçar os trechos mais relevantes. Ao inverso disso, só vai distanciar a visão do leitor ao conteúdo que realmente importa ser lido.

{as dicas ajudaram? quero sugestões nos comentários para o próximo tema relacionado a blogosfera, combinado?}

Comente com o Facebook:

10 comentários:

  1. Conheço todas essas dicas e acho que elas são ótimas e está bem em falta blogs que seguem todas elas. A do título, acho que poucos conhecem e dá realmente uma baita curiosidade ler o post! haha Bjs, Ju!
    donaurbana.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Hhaahueua muito obrigada! Realmente, tem muitos blogs que precisam desses ajustes, seriam muito mais conhecidos e teriam, talvez, um reconhecimento maior né. Beijos ♥

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas, super concordo com elas!
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Muito legais as dicas, se todos fizessem isso a blogosfera seria um lugar melhor, hahaha,

    Beijo!
    Chá das 22

    ResponderExcluir
  5. Aaa muito obrigada, Nayara <3 concordo totalmente, acho que se todos(as) adotassem estas recomendações a blogosfera com toda certeza seria bem mais legal né! ♥

    ResponderExcluir
  6. eu gostei da dicas,vou usar-las a partir de hoje :)
    beijos!
    Impossível ser Normal

    ResponderExcluir
  7. Acho que sigo todas essas dicas hahahaha. Sobre as fotos de própria autoria, eu tento postar ilustrações no início do post, que é mais fácil de creditar, acredito que minhas fotos não saem tão boas quanto deveriam...

    E mais uma coisa, eu adorei seu blog, mas é meio chato comentar com a verificação de palavras porque aparece Ad no lugar da imagem de verificação, é complicado, só uma dica (:

    Guns of Youth ☯

    ResponderExcluir
  8. Oi Dy! Muito obrigada pelo elogio ♥ Aqui no meu notebook e no computador dos meus pais não aparece a verificação de palavras, mas vou conferir e tentar entrar com outra conta ou pedir pras minhas amigas que tem conta entrarem pra mim ver certinho. Mas obrigada por avisar, vou tentar dar um jeito nisso! Beijos <33

    ResponderExcluir

Opine sobre o post ou deixe algum recado pra gente. Sinta-se a vontade para sugerir ideias e críticas construtivas, nós sempre lemos a opinião de nossos leitores. :))

 
Design: Yasmin Carvalho. Programação: Yasmin Carvalho e Carol Mascarenhas
Além da Escrita 2012 - 2015. Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger