Como deixar o seu site/blog mais organizado #1

Escrito por: Yasmin de Carvalho // 20 de julho de 2014

Foto: Andrea Glevendusky

Existem regras essenciais no momento em que você cria um blog para deixar ele mais atrativo. São apenas maneiras de fazer com que sua página fique com uma cara mais profissional sem perder sua essência. Tudo pra deixar ela mais organizada. "A originalidade deve estar sempre presente (tenha um diferencial, o que faz seu blog diferente de todas as centenas de urls criadas constantemente? por que ele merece um reconhecimento melhor?)." A partir daí, segue alguns lembretes:

1. Tenha um padrão de tamanho de imagens


Quando o leitor acessa o link e vê imagens pequenas e grandes alternadamente, geralmente sai do site sentindo uma desorganização em meio aos posts. Mesmo que a qualidade não seja tão boa assim, prefira sempre colocar tudo do mesmo tamanho, na mesma largura do seu post! Embora o leitor talvez não goste do seu blog, pelo menos ele virá que os posts são caprichados ou que foram muito bem pensados e organizados antes de irem ao ar (não mais bagunçado como primeiramente).

2. Escolha uma paleta de cores agradável

De preferência, tons mais leves. Sem poluição visual, não coloque cores que não harmonizem entre si (tipo muito neon, por exemplo). Fica feio e não valoriza o layout. Se lembra do ditado "menos é mais"? Pois é.

3. Seja original

É o que mais os leitores procuram. Como já falei lá em cima, o que será que faz do seu blog melhor do que todos aqueles outros links? Por que ele precisa ser mais valorizado? É sempre útil dar uma olhada no layout, nos posts, ver as publicações antigas e perceber o que mudou ou não, ter uma ideia geral das coisas que precisam ser aprimoradas, etc.


Foto: Favim

4. Criatividade

Já escrevi sobre o por quê de muitas blogueiras ficarem com bloqueios criativos e a razão de não ficar o tempo todo no computador. Você pode ler mais sobre isso, nesse post. Não tem como falar de criatividade sem colocar em jogo o seguinte lema: ser criativo. Mas pra isso, é preciso inspiração. Por experiência própria, comprovo: depois que comecei a fazer tudo o que queria fazer, sem ficar no computador procurando coisas pra postar o tempo inteiro, tive muito mais ideias de posts e me senti bem mais criativa.

5. Não conte seus planos

Outra coisa bem legal e que traz bom resultado é perder o costume de ficar contando todos os seus planos pra todo mundo. Não vou detalhar muito isso, apenas recomendar este post que fiz que se trata exatamente sobre este tema.

{um dos meus projetos é fazer mais posts desse tipo, para que ajude outros blogueiros(as) que necessitam de dicas para tornar seus blogs cada vez mais legais

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Adorei a ideia do post. Sempre gosto de ler essas dicas pra melhorar o blog. Achei todas elas super válidas, mas preciso dizer que SUPER ASSINO EMBAIXO da última, sobre não compartilhar planos. Tenho isso como lema na minha vida e tudo começou a melhorar desde que o adotei. Acho que nossa vida (seja pessoal, profissional, acadêmica, amorosa, virtual...) não é novela pra ficarmos fazendo noticiário com ela :P

    Blog Subexplicado

    ResponderExcluir
  2. Isso aí, é exatamente o que eu penso. Vejo muitas blogueiras (consideradas melhores ou famosas) que quando estão em hiatus prometem mil e uma coisas (até falam que tem tantos posts programados pra teeeeempos) e no final não acontece nada. São muitas promessas e planos que as pessoas contam, porém não percebem que ser um livro aberto não é nada benéfico se querer cumprir com suas metas. Muito obrigada pelo elogio, que bom que gostou! ♥♥

    ResponderExcluir

Opine sobre o post ou deixe algum recado pra gente. Sinta-se a vontade para sugerir ideias e críticas construtivas, nós sempre lemos a opinião de nossos leitores. :))

 
Design: Yasmin Carvalho. Programação: Yasmin Carvalho e Carol Mascarenhas
Além da Escrita 2012 - 2015. Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger