Livro: As vantagens de ser invisível

Escrito por: Yasmin de Carvalho // 16 de maio de 2014

Escrito por Stephen Chbosky, As Vantagens de Ser Invisível é o seu primeiro romance no qual inspirou o filme (do mesmo nome). Na minha leitura, achei que não teve uma temática específica. Não se tratava só de romance ou só de colegial. É tudo com a dose certa, sem muito exagero. O livro todo é narrado através da ótica do principal personagem (o Charlie). Ele está passando por uma fase difícil, vários momentos ele recorda da sua tia que faleceu e do seu amigo que suicidou-se. Ele acaba conhecendo os meio-irmãos Sam e Patrick, onde descobre que a melhor fase da vida dele não pode passar em branco. Em meio à suas cartas, iremos entrar na perspectiva de Charlie e ver o sentido que ele vai dar, o marco na sua adolescência. Pela primeira vez se sentir infinito? Pela primeira vez ter amigos de verdade? Até que ponto a popularidade importa? (Sua própria irmã e uma antiga colega costumam lhe ignorar na hora do almoço.) Por essas e outras razões que ele se mostra alguém deprimente e se sente invisível nesse universo todo.

Um ponto negativo que eu dou ao livro é o pôster do filme na capa. Quando isso acontece, há uma espécie de bloqueio na nossa imaginação, vou explicar como. Não tem aquela busca por imaginar como são os personagens, imaginar Charlie na sua máquina de escrever ou o divertido Patrick porque está tudo "prontinho". Mesmo assim, a história me conquistou. Os sentimentos são mostrados super profundamente nas palavras, é doloroso pensar no que Charlie estava vivenciando e como ele poderia recomeçar.


Já a certa altura do livro, as coisas pioram: ele começa a sentir toda a negatividade que a depressão lhe propõe. Ainda assim há pessoas que mostram querer apenas o bem dele: o professor Bill que lhe indica livros interessantes e que fazem o sentir estimulado ainda mais a escrever. Bom, já que não posso contar mais, vamos parar com os spoilers por aqui. Se alguém já leu, comenta aí embaixo o que você achou. P.s.: comprei pela saraiva (;

Para acompanhar minha rotina ou ver minhas fotos, é só me seguir no INSTAGRAM clicando >aqui<

Comente com o Facebook:

0 comentários:

Postar um comentário

Opine sobre o post ou deixe algum recado pra gente. Sinta-se a vontade para sugerir ideias e críticas construtivas, nós sempre lemos a opinião de nossos leitores. :))

 
Design: Yasmin Carvalho. Programação: Yasmin Carvalho e Carol Mascarenhas
Além da Escrita 2012 - 2015. Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger