5 dicas pra escrever bem!

Escrito por: Yasmin de Carvalho // 12 de dezembro de 2013
Essa foto (que ficou muito fofinha) é da mesma tarde em que a minha amiga Cathe veio aqui fotografar comigo. Ela fotografa super bem e tem sido minha "ajudante" com as últimas fotos que fiz para o blog! Quem quiser acompanhar o trabalho dela é só seguir no Flickr 

Escrever bem é um dos quesitos mais importantes em uma página. Digo página porque me refiro em todo e qualquer tipo de website. Um texto ou uma redação bem feita é tudo hoje em dia, ou seja, isso vai te ajudar em muitos fatores na vida (concursos, vestibulares, blogs, jornais, revistas, no emprego...). Tudo o que eu sei vem por experiência própria porque não sou nenhuma expert em escrita. Já que escrever claramente e saber sintetizar suas ideias em forma de palavras é uma tarefa nem tão fácil assim e precisa de alguns cuidados. Pesquisei os detalhes mais importantes e ainda complementei com algumas dicas básicas para melhorar sua forma de escrever. Porque ninguém gosta de textos chatos com frases repetitivas, né?

1. Todo texto aborda um assuntoFoque nisso, e cuide para não fujir de ambos. Em cada texto, responda a essas perguntas de acordo com o tema escolhido: quais são as notícias/novidades? qual o assunto? que informação me surpreendeu? o que me surpreenderá como leitor e espectador? e por último, o que o leitor precisa saber?

2. Cuide com as palavras repetidas, uma coisa pode ser descrita de várias maneiras sem ter que repetir sempre a mesma coisa (se isso acontecer, use palavras que tem o mesmo sentido que a outra que você iria repetir). Preste atenção para não carregar nos verbos, isso torna a leitura chata e totalmente desagradável! Dizem que quanto menos palavras, maior o impacto. Escreva frases curtas, se forem muito longas e com vírgulas demais, vão se tornar cansativas (e ainda diminuem o interesse de quem está lendo).

3. Sempre revise seus textos. Sempre. Às vezes eu me pego lendo frases muito loucas que eu escrevi no blog (e isso claro, antes de postar) ou com erros ortográficos absurdos. Se você não manda muito bem nisso, peça para um amigo revisar pra você, é sempre bom ter alguém que sabe mais do que a gente pra nos ajudar :)

4. Conheça a gramática. Nada tão ruim do que ler algo cheio de erros de português. Quando fico na dúvida entre uma palavra ou outra, sempre acesso o Aulete Digital. Rápido, instantâneo e nos distancia de sair por aí escrevendo errado, um dicionário online perfeito pra quem não tem muito conhecimento sobre acentos gramaticais e etc.

5. Expresse suas ideias com total clareza e não fique "enrolando" o tema. Seja direta, mas ao mesmo tempo procure ser sintética (sem fazer muito bláblá ou escrever coisas desnecessárias e que acabem afastando a leitura).
~

Essas 5 questões que citei acima vai exigir bastante de quem um dia querer ser jornalista, ter uma coluna mensal em algum jornal ou revista (dentre outras profissões também). Dê sugestões de posts! Assim vou saber qual assunto vocês mais gostam de ver por aqui. Se quiser mais dicas assim é só comentar ou me mandar sugestões via e-mail mesmo (yasmin-decarvalho@hotmail.com), beijos.

Comente com o Facebook:

1 comentários:

  1. oi, meu nome é irina e adorei o seu blog por inteiro (li tudo que tem aqui escrito em um dia) e não podia me sentir mais apaixonada. A algum tempo decidi voltar a estudar e estou tentando me dedicar mais a escrita.e todas a s suas dicas são ótimas. bjos

    ResponderExcluir

Opine sobre o post ou deixe algum recado pra gente. Sinta-se a vontade para sugerir ideias e críticas construtivas, nós sempre lemos a opinião de nossos leitores. :))

 
Design: Yasmin Carvalho. Programação: Yasmin Carvalho e Carol Mascarenhas
Além da Escrita 2012 - 2015. Todos os direitos reservados. Tecnologia do Blogger